biogás

Biogás refere-se à mistura de gases produzidos pela decomposição de matéria orgânica na ausência de oxigênio. O biogás é produzido em escala industrial em biodigestores anaeróbicos e utilizado de forma bruta para gerar calor, podendo ser utilizado na geração de energia elétrica 100% verde e na produção de Biometano, um bioderivado, sendo uma forma renovável de metano que pode ser transportada através dos gasodutos, utilizado como substituto de derivados de gás natural fóssil, incluindo o uso como combustível para geração de calor e energia, combustível veicular e matéria prima para indústria química. A geração de energia elétrica através da queima do Biometano tem se tornado uma excelente alternativa para o suprimento e fornecimento de energia em localidades remotas, com baixa disponibilidade ou alta demanda, como áreas rurais irrigáveis, por exemplo. Atualmente o Biometano é visto pelo mercado como uma alternativa econômica e ambientalmente viável para incrementar e diversificar a matriz energética nacional.

Tradicionalmente, o biogás surgiu como resultado do tratamento de efluentes de indústrias e usinas hidrelétricas e usado como fonte de energia. Conforme as indústrias foram expandindo suas unidades, começou-se a utilizar resíduos vegetais e outra cultura com finalidade de serem capazes de obter economias em escala, maior qualidade e uma matéria-prima consistente. Os resíduos do processo de biogás, contém a maioria dos nutrientes da matéria-prima e pode ser reciclada como um fertilizante, proporcionando benefícios ambientais.

Uma das culturas alternativas para produção do Biogás é o Sorgo Biogás da NexSteppe, que foi selecionado para atender as mais diversas demandas energéticas e inovadoras, a partir de fontes renováveis: por ser uma cultura rústica, de rápido crescimento, conhecida pelo agricultor brasileiro, adaptável à várias janelas de plantio, apresentando produtividades tão boas quanto outras culturas utilizadas para a produção de biocombustíveis, ele pode ser usado sozinho ou como um complemento para o milho, fertilizantes e outros substratos de biogás.

Os híbridos de Sorgo Biogás da NexSteppe entregam alta produção de biomassa nos campos, baixas perdas durante a ensilagem (podendo ser estocável) e alto rendimento de biogás e metano nos biodigestores. Quanto a ensilagem, o sorgo biogás demanda uma menor absorção de água comparada ao milho, que é uma cultura tradicionalmente plantada com esse propósito.