Sorgo Etanol é aliado dos agricultores no período de La Niña



A ocorrência de fenômenos naturais como El Niño e La Niña tem grande influência na safra da cana-de-açúcar e outras culturas. No ano passado, o El Niño trouxe mais umidade para a região centro-oeste, o que favoreceu a cultura, mas também causou alguns transtornos para os produtores, como o atraso da moagem, devido à alta produção que se estendeu além do prazo. Este ano, espera-se que a La Niña, prevista para este semestre, traga o efeito contrário e os agricultores já se preparam para a estiagem com menor produção.

As variações climáticas atípicas deixaram as usinas alertas para possibilidades de cultivo de novas culturas que supram a demanda por etanol e que apresentem maior resistência ao clima. O Sorgo Malibu, desenvolvido pela Nexsteppe, está apto para atender essa demanda por alternativas neste período. As sementes passaram por uma reformulação genética tornando-se muito diferentes do sorgo sacarino convencional. Esta nova genética, aliada a um manejo diferenciado, permite que a planta atinja um maior nível de concentração de açúcar, com consequente aumento de produtividade de etanol por hectare.

IMG_6949

Segundo a consultoria Datagro, o processamento da safra no Centro-Sul se encerrará mais cedo e a entressafra será mais longa. A falta de cana prevista para este ano e a demanda de açúcar elevada, por conta do valor de exportação, vai gerar baixa produção de álcool na entressafra e consequente aumento no preço do combustível.

Nesse contexto, o sorgo se coloca como uma boa solução para os produtores atenderem a capacidade ociosa das usinas na produção de álcool, aproveitando assim o bom preço do mercado. Por ser uma cultura rápida, com ciclos em torno de 90 dias ou menos, o sorgo leva vantagem sobre a cana e preenche de maneira satisfatória essa lacuna.

A Nexsteppe conta com representantes em todo o Brasil para dar suporte técnico e consultoria aos agricultores que se interessarem pelo cultivo do sorgo etanol.

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailfacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

 

Publicado em Agosto de 17th, 2016 em Categories: noticias Comments: Comments Off


Sem Comentários